O primeiro dia do curso de capacitação dos membros dos comitês de bacias hidrográficas do Distrito Federal, aconteceu nesta terça-feira (19), e contou com a participação de 23 membros e 7 convidados, que participaram tanto remota como presencialmente, na sede da Adasa.
O presidente do CBH Preto, Gilmar Batistella e o vice-presidente, Paulo Kruger, participaram do curso presencialmente.
As duas palestras do dia foram introdutórias e focadas em capacitar os integrantes para a compreensão dos elementos históricos, legais e regimentais dos comitês de bacias e leis das águas. O primeiro módulo foi apresentado pela atual presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista, que com uma ampla experiência e atuação na gestão de recursos hídricos, falou sobre o protagonismo da água em vários marcos históricos e a como se deu a construção da base legal que hoje existe acerca dos recursos hídricos.
Em seguida, a servidora do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), secretária geral do CBH Maranhão-DF, Patrícia Valls, falou sobre a forma como se deu a instituição dos comitês no Distrito Federal, e como acontece o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos nas várias instâncias governamentais. Patrícia tem forte atuação na gestão dos comitês de bacias desde a sua criação.
O próximo módulo acontecerá na terça-feira (26), com o tema Gestão de Conflitos. Recomenda-se a participação presencial nessa modalidade.
Os membros que não puderam participar do primeiro dia de curso, ainda poderão se inscrever para os demais dias, pois contabilizaremos as horas de capacitação.