Como parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco, a bacia do Rio Preto no Distrito Federal recebeu no dia 14 de setembro, a visita da Adasa, juntamente com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e a Emater que levaram representantes de bacias do Rio São Francisco para uma visita técnica à bacia do Rio Preto-DF.
O objetivo foi apresentar o projeto de conservação e utilização racional da água, por meio da revitalização e modernização de canais rudimentares de irrigação, bem como da construção de tanques lonados na região.
"Esse tipo de intervenção traz um benefício imediato para a gestão de recursos hídricos na bacia, no qual todos ganham: as águas chegam nas propriedades que sofriam com o desabastecimento; o consumo é drasticamente reduzido com o controle das perdas e do desperdício; e os tanques ainda fornecem maior segurança hídrica. No fim das contas, há maior produção com menor consumo de água, e boa parte disso resulta em alimento fresco e de qualidade para a sociedade do DF”, explica o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro.
A revitalização proposta envolve a tubulação dos canais e a instalação de dispositivos de controle de derivação e de uso, para reduzir as perdas por evaporação e infiltração, e garantir o uso racional do recurso. Além disso, contempla a construção de tanques lonados nas propriedades, que permitem o estoque temporário das águas captadas dos pequenos cursos d'água ou canais, sem perdas por infiltração, de forma a não prejudicar a continuidade da irrigação durante as restrições impostas nos meses de alocação negociada da água.
Fonte e imagens: Adasa