Rio preto wave-mask

Notícias CBH Rio Preto-DF completa 14 anos

Criado a partir do do decreto 31.253, de 18 de janeiro de 2010, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no Distrito Federal possui características bem peculiares.

A bacia hidrográfica do rio Preto, em toda a sua extensão, ocupa área de1.045.900 hectares, abrangendo os estados de Goiás e Minas Gerais e Distrito Federal, fazendo parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco. No total, representa 22% do território do DF.

Os principais cursos d´água afluentes do rio preto são: ribeirões Santa Rita e Jacaré, localizados na porção norte da Bacia; ribeirão extrema e rio jardim, localizados na porção central e o córrego São Bernardo, ao sul.

O rio Preto tem as suas nascentes no município de Formosa, em Goiás, e deságua no rio Paracatu, em Minas Gerais, com extensão total de aproximadamente 380 km.

A região predominantemente agrícola, destaca-se pela agricultura irrigada, com pivôs centrais, e pela expressiva produção de grãos, hortaliças e frutas, possui elevada demanda para irrigação, apesar de possuir a pior disponibilidade hídrica dentre as bacias do Distrito Federal, segundo dados do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Fedeal (PGIRH), de 2012. A região  não possui núcleos urbanos, sendo a única bacia que continua mantendo suas características rurais, inclusive, não apresentando invasões e condomínios como em outros pontos do DF.

O CBH Preto-DF tem se comprometido com a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação e o uso racional e sustentável da água, respeitando necessidades e interesse de todos os atores sociais envolvidos.

+
+