Realizada durante a 33ª AgroBrasília, a 3ª Reunião da Câmara Técnica aprovou o Plano de Trabalho para as atividades de 2025. Entre as propostas, o acompanhamento da implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH), traçando estratégias necessárias para a execução no que compete ao CBH Preto-DF. O coordenador dos trabalho, Cláudio Malinki, agradeceu a Adasa pela parceria e disponibilidade para auxiliar os produtores locais. O representante da Adasa no CBH Preto-DF, Israel Pinheiro Torres, reforçou a necessidade dos irrigantes atualizarem as outorgas de acordo com os usos, pois tanto a Cobrança pelo uso da água e a Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos, serão calculados com base nos valores definidos na outorga.
Disponibilidade Hídrica
A baixa disponibilidade hídrica na região dos afluentes da bacia do Rio Preto no Distrito Federal é uma preocupação para os moradores e produtores locais, que há algum tempo buscam soluções para minimizar os efeitos principalmente no período de seca. Além da alocação negociada da água, em 2024 foram aprovados os Marcos regulatórios da Bacia do Rio Jardim e Ribeirão Extrema, que definiram regras de uso da água. Dando sequência a essas ações, o presidente do CBH Preto, Gilmar Batistella informou que na próxima semana, a Adasa irá se reunião com produtores locais, para discutir a situação hidrológica da região e debater ações para o enfrentamento do período da seca em 2025.
PGIRH
O coordenador da CT sugeriu que o comitê comece a pensar propostas de ação e definam um plano de prioridades para serem realizadas no âmbito da bacia, com os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.
Presente na reunião, a presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista, sugeriu que o CBH Preto-DF acompanhe os desdobramentos do debate sobre a revisão do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH) do Distrito Federal, que devem especificar as necessidades e prioridades na bacia.
A Consulta Pública nº 002-2025/ADASA, referente ao Subproduto 1.G (Plano de Segurança Hídrica) para fins de atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF) está disponível no site da Adasa até dia 11 de junho.
Licenciamento ambiental
O presidente do comitê informou que a diretoria recepcionou um encaminhamento feito pelos irrigantes da região, acerca de proposição de procedimento de simplificação de licenciamento ambiental para sistemas de irrigação de grande porte. A sugestão é que a carta seja entregue ao governador Ibaneis Rocha, ao presidente o Brasília Ambiental, Roney Nemer e secretário de agricultura, Rafael Borges. A representante do Brasília Ambiental, Marina Lopes, sugeriu que a carta também seja entregue a Secretaria de Meio Ambiente. Ao final da reunião, os presentes visitaram a feira AgroBrasília.