As iniciativas e avanços do CBH Preto-DF ao longo do ano de 2024 foram o tema central da 41ª Reunião Ordinária do comitê.
Além da participação conjunta em atividades dos comitês de bacias do Distrito Federal , o ano de 2024 mobilizou os membros para o debate e aprovação dos marcos regulatórios do Ribeirão Extrema e do Rio Jardim. De acordo com o presidente do comitê, Gilmar Batistella, a Adasa informou que a resolução normativa de ambos deve sair ainda este ano, um passo importante na proposição de soluções para amenizar os impactos da baixa disponibilidade hídrica e conflitos pelo uso da água.
O coordenador da Câmara Técnica, Cláudio Malinski, ressaltou que a organização, planejamento e o engajamento dos produtores em ações de gestão da água na região do Rio Preto possibilitaram que, diferente de outras regiões do país, o período de estiagem não impactasse a produção local.
O produtor Leomar Cenci sugeriu que o comitê envie, com antecedência, oficio à Adasa solicitando a participação na AgroBrasília 2025, com o propósito de divulgar ações bem sucedidas de gestão das águas na bacia que poderiam servir de vitrine para outras regiões.
ACT
Outra ação do comitê foi o Acordo de Cooperação Técnica com o CBH São Francisco em parceria com vários órgãos do poder público, para revitalização dos canais rudimentares de irrigação e construção de tanques lonados na região. Um investimento que contribuirá irá ajudar nas ações de melhoria da irrigação e no uso sustentável da água.
Aprovações
Foram aprovados a ata da 40ª Reunião Ordinária, as minutas sobre o Plano de Trabalho e Agenda anual de atividades para 2025, *Plano de comunicação 2024/2025 e sobre o Plano de Trabalho da Câmara Técnica, todas por unanimidade. A assinatura Ad Referendum de Carta sobre a Urgência das Águas também foi aprovada, com duas abstenções.
Informes
Reforçar a participação dos membros nos debates do prognóstico do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH) e na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial foi um ponto de pauta destacado pelo presidente do CBH. Até o final do ano ainda serão realizadas reuniões com a comunidade sobre os dois planos. A supervisora da ABHA-DF, Karine Campos, sugeriu que os membros se organizem para participar dos debates sobre os planos, com o objetivo de levar informações sobre a bacia e as demandas da região. Ela também convidou a todos para participarem do V Eicob, que será realizado no dia 29 de novembro, e terá na programação atividades de capacitação e oficina dinâmicas interativa com *os demais membros dos CBHs distritais.
O representante da Adasa na CBH Preto-DF, Israel Pinheiro, parabenizou o comitê pelo seu fortalecimento ao longo dos anos, com melhoria na participação e engajamento dos membros nas ações e debates de interesse para a região.