No dia 4 de abril, membros do CBH Preto-DF, irrigantes locais e interessados participaram de capacitação oferecida pela Adasa sobre Cobrança pelo uso da água e a Taxa Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos – TFU-NP.
A reunião ocorreu na sede da Coopa-DF, na região do PAD-DF, com o propósito de esclarecer dúvidas, explicar a função tanto da remuneração quanto da taxa e auxiliar na emissão dos boletos.
Durante a explanação, foi ressaltado que tanto a cobrança e a TFU-NP são destinadas àqueles que movimentam grandes volumes de água, por meio de captações superficiais ou subterrâneas, ou que lançam quantidades significativas de efluentes em corpos hídricos de domínio do DF.
A representante da Adasa, Adriana Maniçoba, mostrou ainda projetos financiados com recursos da cobrança, já implantados na porção federal da Bacia do Rio Preto, que beneficiaram em 2024 produtores locais, como a reforma de canais de irrigação e construção de tanques lonados.
Lembrando que os valores a serem pagos neste exercício correspondem ao ano anterior (2024), com base no volume de água concedido pela outorga da Adasa.
Mais informações no site da adasa.