Logo na primeira reunião da Câmara Técnica do CBH Preto-DF, ocorrida nesta quinta-feira (23) na sala de reunião da administração da Agrobrasília, seus integrantes elegeram o coordenador e relator dos trabalhos. O atual secretário-geral do CBH Preto-DF, Cláudio Malinski e o representante do ICMBio, Robson Rodrigues da Silva serão, respectivamente, o coordenador e relator da CT.
Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo presidente do CBH Preto-DF, Gilmar Batistella, que repassou as atribuições da CT, e as funções de seus membros. Ele também informou que a Adasa realizou consulta pública para obter subsídios e informações adicionais referentes a estudo elaborado pela empresa contratada para realizar atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF). O prazo para contribuição foi até o dia 30 de abril. O presidente ressaltou que é importante que os próximos produtos sejam apreciados pelos membros e que enviem contribuições.
Marco Regulatório
Presidente do CBH Preto-DF comunicou que está em fase de consulta pública, realizada pela Adasa, minutas das resoluções sobre o Macro Regulatório das bacias do Jardim e Extrema. O objetivo é colher subsídios adicionais para elaboração de documento que dispõe sobre o marco. A consulta ficará aberta até dia 14 de julho.
Como a principal temática a ser debatida na Câmara Técnica, a criação do Marco Regulatório da Bacia do rio Jardim e do Rio Extrema, deve mobilizar especialistas e produtores da região para debater formas de minimizar os problemas de escassez hídrica na região. Dentre as temáticas encaminhadas à CT, caberá esta instância analisar propostas, convidar especialistas e organizar as próximas reuniões. O representante da Emater, Rodrigo Marques Batista, destacou que Extrema e Jardim são regiões com perfis semelhantes e lembrou que os irrigantes da região do rio Preto também poderão participar da construção do documento.
Representante da Adasa na CT, Israel Pinheiro frisou que a elaboração do Marco Regulatório trará mais transparência aos produtores da região e que a iniciativa é um importante marco legal.
Plano de Trabalho
Durante a reunião também foi aprovado o Plano de Trabalho da Câmara Técnica para 2024. A próxima reunião ficou marcada para o dia 3 de outubro, às 10h.